27 de abril dia nacional da empregada doméstica

No dia 27 de abril é comemorado o dia nacional da empregada domestica.
A referida data é uma homenagem a Santa Zita que faleceu nesta data.
Zita é a padroeira da categoria, ela foi uma empregada doméstica , que nasceu em 1.218 na cidade de Lucca na Itália, que trabalhou na casa de uma família Italiana, desde os 12 anos de idade até a sua morte.
Após a sua morte ela foi declarada “Santa das trabalhadoras Domésticas ” pelo Papa Pio XII.
Zita ficou conhecida pelo fato de ser muito bondosa, caridosa e generosa com os mais necessitados , auxiliando os nos momentos de aflição, sofrimento com recursos próprios.

Fundação e objetivos do Ibradoc – Instituto Brasil Doméstico Cidadão.

O Ibradoc – Instituto Brasil Doméstico Cidadão é uma Ong, fundada a dois anos e meio aproximadamente, e tem com um dos objetivos principais orientar as partes; o empregado doméstico e o empregador doméstico, sobre a legislação trabalhista vigente, Lei complementar 150/2015, Lei esta que regulamentou os Direitos dos Trabalhadores Domésticos de todo o Brasil, depois de tantos anos de luta em busca da igualdade de Direitos Trabalhistas com outras categorias.

O Ibradoc orienta as partes através de artigos, cursos gratuitos ebooks e aplicativos:

Durante estes dois anos e meio de fundação elaboramos o “curso origem e história do trabalho doméstico no Brasil” com acesso gratuito, publicamos o ebook “Direitos dos empregados Domésticos” e criamos o aplicativo “doméstico Cidadão”.

O Ibradoc tem realizado campanhas para que os empregadores domésticos registrem corretamente os seus empregados domésticos. Segundo pesquisas a grande maioria dos trabalhadores domésticos não tem registro em carteira de trabalho, consequentemente não tem acesso aos benefícios do INSS, como aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-maternidade,auxílio reclusão, etc.

Para maiores informações, fazer cursos gratuitos, imprimir e-book, confira em nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *