Prazo limite para pagamento do 13 salário 2018

Adiantamento 1ª Parcela 13º Salário

A data limite para pagamento da segunda parcela do 13 ( décimo terceiro ) salário é 20 de dezembro.
O 13 (décimo terceiro salário) ou gratificação Natalina foi criado pela Lei 4.090 de 13 de Julho de 1.962. Ele é um direito para todos os trabalhadores do Brasil.
A primeira parcela do pagamento do 13 salário deve ser paga de primeiro de fevereiro a 30 de novembro.
O trabalhador também tem a opção de receber 50 % (cinquenta por cento) ou seja metade do 13 salário juntamente com as férias, desde que ele faça um requerimento ao empregador doméstico no mês de Janeiro do ano correspondente, cabendo ao empregador a liberação do referido pagamento juntamente com as férias.
O valor de adiantamento do 13 ( décimo terceiro ) salário corresponde a metade do salário do mês anterior, e deverá ser pago de forma proporcional.
A primeira parcela paga por exemplo em 30 de Novembro e´calculada com base no salário ou remuneração do trabalhador doméstico do mês de outubro.

As horas extras realizadas durante o ano e o adicional noturno pagos ao trabalhador integram as parcelas do 13 salário do trabalhador domestico.
Se o trabalhador foi contratado para trabalhar desde o mês de Janeiro de 2018, por exemplo e neste mês trabalhou no mínimo 15 dias ou fração superior ele tem direito ao 13 salário integral ou seja de Janeiro a Dezembro.
No caso de afastamento do trabalho por acidente de trabalho ou doença, quem paga o 13 salário é o INSS referente aos meses em que teve o seu contrato de trabalho suspenso.
O 13 ( décimo terceiro salário) corresponde a proporção de 1/12 por mês trabalhado
Ressalvo que a segunda parcela é calculada da seguinte forma; calculo da segunda parcela, salário acrescido dos adicionais ( como hora extra e adicional noturno) no caso do trabalhador ter este direito, descontando a primeira parcela paga entre Fevereiro e 30 de novembro, INSS, imposto de renda, sempre de acordo com a tabela vigente.

Qualquer dúvida, acesse o site; http://www.ibradoc.org.br ou http://www.esocial.gov.br

José Carlos
administrator
José Carlos do Nascimento, brasileiro, casado, pastor,teólogo, assistente Jurídico, Jornalista,blogueiro, com formação em arbitragem e mediação trabalhista,Perícia Judicial e Assistência Técnica, fundador e presidente da Ong Instituto Brasil Doméstico Cidadão ( Ibradoc), criador dos sites: www.ibradoc.org.br ,www.domesticocidadao.com.br e www.direitostrabalhistas.netJosé Carlos do Nascimento, nasceu na cidade de Álvares Machado - Estado de São Paulo, filho de uma costureira, pai desconhecido, foi criado até os 6 anos de idade pela mãe, depois pela avó materna, dois tios e duas tias. A maioria das mulheres da família exerceram a função de empregadas domésticas, para ajudar no sustento da família.José Carlos durante a sua infância exerceu diversas atividades, desde os 8 anos de idade, como trabalhador rural (popularmente chamado de boia fria ) nas colheitas de amendoim, algodão, plantio de mudas de café. Trabalhou também como pedreiro, carpinteiro, empregado doméstico, departamento pessoal e RH de empresas e escritórios. Nascimento foi Secretário Parlamentar, Presidente de Sindicato, milita em movimentos sociais, como Igualdade Racial, Direitos Humanos e Movimento Sindical, é casado e pai de 4 filhos e dois netos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *